sábado, 10 de janeiro de 2009

Campo das Estrelas


Três horas da tarde o telefone toca. Os três estudantes residente no apto da rua General Pardiñas continuavam deitados. O frio local amolecia o corpo de uma forma tão forte que lembrava o efeito de um remédio anti-gripal.

- Hola?! Quien estás hablando? Buenos dias Igor. Mira la passage!

Lourdes queria saber se estava tudo bem e chamava a atenção para a neve que caia na região.Para brasileiros aquela situação merecia uma comemoração. Diante da janela alguns flocos de nove mostravam a sua graça. O telhado vizinho era semelhante a coisas que apenas se via na tv tupiniquim. Segundo o telejornal espanhol fazia três anos que não nevava na Galícia.
Santiago de Compostela é a capital da Galícia. A região tem construções antigas, datadas desde o período romano. Apesar dos romanos terem firmados os pés aqui, o que predomina é uma forte resistência da cultura celta.
Tavernas,música com gaita de foles, jovens e seus violões, idosos conversando em praça pública e trânsito bem organizado se misturam nesse mix de moderno e antigo. A imponente Catedral de Santiago de Compostela chama a atenção de milhares de peregrinos cristãos do mundo todo. Dezenas de culturas convergindo em um lugar só. No pátio da praça um grupo de judeus tiram fotos do local e observam pessoas rezando.
Já era tarde, o vento castigava quem resistia em ficar na rua. Mais um dia que passava e trazia uma certeza: está valendo cada centavo gasto!

Nenhum comentário: