segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Folga


Quem faz plantão no trabalho está intimamente ligado com o título deste texto. A folga é aquele descanso merecido, salvador, que tanto merecemos. Mas calma! Muita calma nessa hora... Nem sempre o tão desejado "nada pra fazer" pode ser tão saudável assim.
Não existe palavra do vocabulário português mais complexa para qualquer proletário do que a folga. A danada pode trazer sorriso e ao mesmo tempo preocupação. Se a sua empresa trabalha com banco de horas então... quem é jornalista sabe bem do que estou falando.
Folga. Mesmo radical da palavra FOLGAdo. Concordam que daí já poderiam perceber a encrenca? Normalmente uma pessoa folgada é aquele ser mala, "João sem braço" que só atrapalha os outros. Aí vossa senhoria me pergunta: Mas cadê o sentido nisto tudo?
Respondo: Já reparou que na maioria das vezes que folgamos sempre aparece um folgado para te chamar de vagabundo?! O cidadão trabalha a semana inteira sem descanso e justamente quando está querendo ficar na cama, aparece um infeliz que comenta:
- Que vida boa ein! Queria ter essa vida molezinha.
Esse fenômeno acontece na verdade porque a folga do trabalho normalmente acontece exatamente naquele dia em que todos os seus amigos estão ocupados, ganhando o pão de cada dia, abastecendo o leitinho das crianças. Murphy pode explicar.
Quem tem mãe que não suporta alguém parado em casa(meu caso) é quem mais sofre com a situação. Já repararam que mãe pensa que somos peão de obra? Pra mim é quase impossível ficar uma folguinha sem pregar um quadro, ajeitar uma gaveta ou deslocar o sofá da casa.
Colocando a dita cuja na balança -- a folga, é claro -- o fator positivo ainda compensa. Afinal de contas, se não fosse este descanso merecido, este que vos escreve não daria este testemunho.
E viva a mais valia!
Amém!

Nenhum comentário: