sábado, 28 de novembro de 2009

Monografia


Não sei se é o caso de vocês, mas tenho aquela velha mania de tentar entender o signo da palavra. A dita-cuja do momento que não sai da minha cabeça e da rotina é esta do título.
Monografia, no sentido da palavra, vêm do Grego. Mono é único; Grafia é representação, relativo à algum assunto, referência... Bonito né não?! No papel até pode ser. Na prática o tema é mais conhecido por aqueles que estão em fase de conclusão acadêmica como o inferno em forma de papel. Na base da porrada fui apresentado ao assunto:
- "Prazer sou monografia, tenho espaçamento 1,5 , só visto arial e tenho um limite de tamanho que é de 100 páginas".
O mais legal de tudo é que a intimidade tem que ser imediata e intensa. O prazer foi todo seu, mono! Acho que desde que pensava em entrar para a faculdade já ouvia meus primos mais velhos falando do calvário que é sentar a bunda e escrever sobre um tema que ninguém tem saco de escutar.
Para aqueles que deixaram a conclusão da monografia para o final, eis minha solidariedade para com todos. Também entrei nesta barca furada e tenho menos de 3 dias para a entrega da maldita. No desespero fui procurar umas amostras na internet para basear-me na estruturação. Eis que descubro um tema engraçado:"Os Simpsons e a Educação Brasileira". Genial? Idiota? Confesso que fiquei na dúvida do que pensar do autor(vou preservar o nome). Na curiosidade baixei o tal tema e li 43 páginas com facilidade. Caro senhor autor secreto, este post é em sua homenagem. Que sensacional o tema! Eu aqui preocupado em fazer uma análise da cobertura do Campeonato Brasileiro série A em Campina Grande-PB! Imagino que você juntou o útil ao agradável. Fico pensando na apresentação diante do tema. Juro que se fosse da banca julgadora levantaria para te parabenizar.
Ao final descobri que monografia pode ser divertido também. Isto se houver uma pesquisa e produção bem apurada antes - não foi o meu caso.
Na boa, palavra com grafia no final ainda prefiro ultrasonografia, pornografia, radiografia... muito mais interessantes. A pessoa que criou a monografia não sabia o que era um fim de semana.

Um comentário:

Luísa disse...

Só quem está no barco, consegue entender o que é balançar com ele.